Reposição hormonal masculina

Reposição hormonal masculina

A deficiência androgênica do envelhecimento masculino conhecida por DAEM é patologia frequente principalmente após a 5ª década de vida, chegando atingir 40% dos homens com mais de 60 anos. Outros termos para definir a mesma doença são hipogonadismo e andropausa.

Os principais sintomas são diminuição do desejo sexual, diminuição da energia ou disposição para atividades cotidianas, diminuição da força muscular, sonolência excessiva, tristeza crônica, diminuição da capacidade intelectual com déficit de memória e raciocínio. O baixo nível de testosterona diminui a massa muscular, diminui a densidade óssea e aumenta a gordura corporal. Consequentemente aumenta o risco de obesidade, dislipidemias e diabetes.

No entanto a procura ao especialista geralmente ocorre por sintomas relacionados à esfera sexual com diminuição gradativa do desempenho sexual.

A reposição hormonal é indicada para todo paciente com confirmação laboratorial de déficit de testosterona, e avaliação prostática em dia com o urologista.

A reposição hormonal não traz risco de câncer de próstata ou de doenças cardiovasculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *