Existe tratamento para Infertilidade Masculina?

A infertilidade pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres. Pesquisas apontam que 30% dos homens no Brasil sofrem com a infertilidade. Mas, isso não significa que ela é um problema que não pode ser resolvido.

Você sabia que existe tratamento para infertilidade masculina? Sim, é isso mesmo.

Se você quer saber mais sobre isso, então veio ao lugar certo. A seguir, confira quais são as alternativas para tratar a infertilidade masculina.

Existe tratamento para infertilidade masculina?

A medicina avança mais a cada dia, e como não somente as mulheres sofrem com a infertilidade, seria um atraso não pensar em formas de tratar esse problema em homens. Por isso, foram desenvolvidas algumas alternativas que podiam reverter a situação em homens que têm o sonho de ser pai.

Se você não sabia que existia esse tipo de tratamento, não se preocupe, muita gente também não sabe. O importante é que você está a um passo de descobrir quais são e se aprofundar mais no assunto, por isso, vamos logo ao que interessa!

Medicações

Existem alguns remédios que são capazes de aumentar a produção de sêmen, e consequentemente, de espermatozoides, o que aumenta as chances de um deles fecundar o óvulo.

No entanto, é claro que esse tipo de remédio não é vendido livremente. Eles só são conseguidos com prescrição médica, e de fato, um profissional precisa avaliar se esse tipo de tratamento é o mais indicado no seu caso. No entanto, é uma alternativa.

Procedimento cirúrgico

Muitos homens também não conseguem produzir a quantidade necessária de espermatozoide, portanto, é preciso um procedimento cirúrgico, que é um pouco mais invasivo do que outros tratamentos.

Nesse procedimento cirúrgico, os espermatozoides são coletados diretamente do epidídimo ou do testículo, garantindo a retirada deles para uma fertilização in vitro.

Injeção intracitoplasmática

Existe um outro tipo de tratamento para infertilidade masculina, que é a injeção intracitoplasmática de espermatozoides que são selecionados morfologicamente. Isso é possível porque se pode ver os espermatozoides com mais clareza, já que eles ficam até vinte mil vezes maiores do que realmente são.

A partir disso, os profissionais retiram os espermatozoides mais saudáveis e os levam para uma futura fertilização in vitro.

Fertilização In vitro

Existe tratamento para infertilidade masculina, isso é fato. No entanto, nem sempre eles funcionam, afinal, cada organismo reage de um jeito ao que é aplicado nele para reverter uma determinada situação.

De qualquer forma, isso não significa que um homem tenha que desistir do seu sonho de ser pai, ele pode recorrer ao método da fertilização in vitro. Embora sempre haja uma margem de erros, esse método é quase sempre eficaz, já que trabalha minuciosamente nos detalhes necessários para que possa haver a fecundação de um óvulo.

O acompanhamento profissional e os cuidados tomados durante o processo ajudam muito para que ele se consolide e realize o sonho de um homem de ser pai. Bom, agora que você já sabe que existe tratamento para infertilidade masculina, não deixe de tentar ou avisar amigos a quem isso interesse. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *