Andropausa

Andropausa

Andropausa ou DAEM (distúrbio androgênico do envelhecimento masculino) é uma síndrome caracterizada pela diminuição dos níveis do hormônio masculino – testosterona. Esta relacionada ao envelhecimento, sendo mais frequente após os 50 anos de idade.

Diversos sintomas podem ser percebidos com a produção insuficiente da testosterona: inatividade, apatia, alterações de memória, sonolência excessiva, diminuição da força muscular, aumento de peso, diminuição da densidade óssea, humor deprimido e por fim o desinteresse sexual e impotência. Estes dois últimos sintomas, o principal motivo da procura ao médico.

Os principais fatores de risco, além da idade, são as doenças crônicas como diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, obesidade, doenças imunológicas e síndrome metabólica.

A reposição da testosterona, normalizando seus níveis, reverte os sinais e sintomas, melhorando a qualidade de vida do homem.

O diagnóstico e o tratamento feito pelo urologista verifica potenciais riscos da reposição hormonal como presença de câncer de próstata e hiperplasia benigna da próstata, cujos efeitos podem ser agravados com esse tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *