Reversão de vasectomia

Reversão de Vasectomia

Não existe um tempo de vasectomia limite que contraindique uma reversão. Porém, é verdade que quanto maior o tempo de obstrução, menores são os índices de gravidez.

Nos casos de reversão com até 10 anos de vasectomia, as taxas de gravidez chegam a mais de 70%; em indivíduos com mais de 10 anos de vasectomia, a taxa de gravidez é próxima de 44%. Atualmente, tem-se realizado esse procedimento com sucesso em pacientes com mais de 20 anos de vasectomia, com boa recuperação do potencial masculino para gravidez natural.

Entretanto, mais importante do que o tempo de vasectomia nas chances de obtenção da gravidez, é a idade e o potencial fértil da companheira. Em mulheres de até 30 anos de idade, a reversão produz cerca de 64% de gravidez; de 30 a 35 anos, 49%; a partir de 36 anos, a taxa é de 30 a 40%.

Casais com dificuldades semelhantes podem ter tratamentos diferentes. Assim sendo, apenas uma avaliação pormenorizada do casal pelo urologista e ginecologista, permite a decisão mais acertada acerca do procedimento que dará a maior chance de gravidez.

One thought on “Reversão de vasectomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *