tecnológica

Evolução tecnológica em benefício do ser humano

Há muito pouco tempo lembro-me de ter comprado uma belíssima televisão de 29 polegadas e tela plana para assistir a copa do mundo nas madrugadas de 2002. A imagem era espetacular, hoje um dinossauro desses raramente adorna as salas de televisão.

Na medicina não é muito diferente. A evolução tecnológica das cirurgias vídeo assistidas passou da tecnologia analógica para a digital, e dessa para a tecnologia HD e em breve a 3D.

Quem não ficou espantado com a imagem digital HD dos televisores?

Na medicina essa mesma tecnologia diminui o tempo operatório e traz mais segurança aos procedimentos cirúrgicos.

Os instrumentos endoscópicos são cada vez mais finos e delicados. Existem câmeras fotográficas engolidas como se fossem um remédio e que fotografam todo o aparelho digestivo e robôs controlados por cirurgiões que realizam movimentos que a mão humana jamais conseguiria. O laser deixou os filmes de ficção científica e tem lugar na medicina para cortar, queimar, vaporizar tecidos, tratar manchas, cicatrizes e tatuagens e explodir cálculos urinários como em um filme de Spilberg.

Não existe atraso tecnológico na área médica como no passado. Novidades lançadas mês passado são utilizadas hoje em qualquer lugar do mundo, inclusive no brasil.

Mesmo sendo um apreciador da história e de coisas antigas, não tenho saudade da medicina de dez anos atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *