Como ter rins saudáveis

Como ter rins saudáveis em 5 passos

Nossos rins são órgãos vitais responsáveis, entre outras coisas, por filtrar o sangue e eliminar substâncias nocivas ao nosso corpo, por isso mantê-los saudáveis é fundamental nosso organismo como um todo. Embora sejam pequenininhos, nossa sobrevivência depende do bom funcionamento deles.

Estudo apontam que cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de problema renal. Veja abaixo algumas medidas simples que você pode tomar no seu dia a dia para evitar essas complicações:

PASSO 1:
BEBA BASTANTE LÍQUIDO

Essa é a regra número 1, já que muitos dos problemas nos rins acontecem em decorrência de desidratação.  Ao contrário do que ouvimos por aí, não existe uma quantidade ideal de água a ser ingerida por dia, já que as necessidades de cada pessoa variam devido a inúmeros fatores, como idade, sexo, prática de atividade física, etc. Porém, é importante ingerir pequenos goles de água ao longo do dia para manter-se hidratado. A ingestão regular de água coloca os rins para funcionar e evita a formação de cálculos renais.

PASSO 2:
ADOTE UMA DIETA EQUILIBRADA

Controle os excessos na alimentação. Não abuse do sal e do açúcar, evite comidas gordurosas, carnes vermelhas, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Invista em frutas, peixes, sucos naturais, legumes e verduras como repolho, couve-flor, berinjela e brócolis. Alho e cebola, além de deixarem as comidas mais saborosas, também são grandes aliados dos rins, pois possuem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

PASSO 3:
PRATIQUE EXERCÍCIOS REGULARMENTE

A pratica de atividade física, em combinação com uma dieta balanceada, te ajudam a manter o peso ideal. Hoje em dia há uma epidemia mundial de obesidade, que pode ocasionar hipertensão, diabetes e danos aos rins. 30 minutos de atividade cardiovascular são suficientes para reduzir a pressão arterial e controla as taxas de colesterol. Aposte em atividades como caminhada, natação e pedalada.

PASSO 4:
EVITE O USO DE MEDICAMENTOS

O uso indiscriminado de remédios livres de receita médica podem afetar gravemente os seus rins a médio e longo prazo. Analgésicos e anti-inflamatórios em excesso podem causar danos irreversíveis.

PASSO 5:
ABANDONE O CIGARRO

Não só adotar alguns hábitos, mas também abandonar outros são essenciais para que nossos rins funcionem em toda sua potencialidade. O cigarro possui milhares de substâncias tóxicas que desencadeiam uma série de inflamações nos vasos sanguíneos, contribuindo para o surgimento de doenças renais.

As complicações nos rins podem afetar pessoas de todas as idades, mas depois dos 40 anos, a filtração renal começa a diminuir cerca de 1% por ano. Por isso, é importante sempre visitar o médico para realizar exames de rotina e garantir que esteja tudo em ordem. Um dos indicadores de que você está com problemas nos rins é a coloração da sua urina: caso ela esteja mais escura do que o normal, está na hora de marcar uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *